Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Inflação da baixa renda ganha força em janeiro, mostra FGV

Os preços para a população de baixa renda do país subiram mais em janeiro do que no mês anterior, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta quarta-feira (5).
O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação de preços para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos mensais, ficou em 0,71% no mês passado, após alta de 0,56% em dezembro. Com este resultado, o indicador acumula alta de 4,70%, nos últimos 12 meses.
Apesar da aceleração na passagem de dezembro para janeiro, as taxas de inflação para a baixa renda ficaram abaixo das registradas para o conjunto da população, calculadas pelo IPC – de 0,99% no mês passado e 5,61% no acumulado em 12 meses.
Produtos e grupos
O item que mais pesou na alta da inflação pelo IPC-C1 em janeiro foi o cigarro, cujo preço subiu 6,59% no mês, após uma alta de 0,68% em dezembro. Também pesaram na conta as altas da cebola (28,9%), do aluguel (0,84%), das refeições fora de casa (0,88%) e da cenoura (39,42%).
Já o preço do leite longa vida foi o que mais ajudou a conter a alta da inflação, com queda de 5,77% no mês, seguindo outra queda, de 6,51%, no mês anterior. O tomate – que foi o "vilão" da inflação no início do ano passado – agora veio na direção contrária, e ficou 9,58% mais barato no mês passado. Também ajudaram a conter o IPC-C1 as quedas nos preços da tarifa de táxi (-7,15%), da batata inglesa (-4,18%) e do feijão carioca (-6,05%).
Entre os oito grupos pesquisados, cinco viram suas taxas de inflação subir de dezembro para janeiro: despesas diversas (de 0,48% para 3,80%), educação, leitura e recreação (de 0,45% para 2,99%), alimentação (de 0,71% para 0,80%), habitação (de 0,54% para 0,56%) e comunicação (de -0,02% para 0,13%).
Na outra ponta, ficaram menores, na mesma comparação, as taxas dos grupos vestuário (de 0,52% para -0,28%), transportes (de 0,67% para 0,30%) e saúde e cuidados oessoais (de 0,37% para 0,24%).

Fonte: Miséria

Postagens mais visitadas