Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Cursos online receberão dinheiro para qualificar trabalhador

Cursos pela internet foram autorizados pelo Ministério do Trabalho a receber dinheiro do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) para a qualificação de mão de obra no Programa Universidade do Trabalhador.
A Universidade do Trabalhador é um programa vinculado ao Ministério do Trabalho e tem o objetivo de melhorar a estrutura da qualificação de mão de obra por meio da Rede Nacional de Pesquisa, entre as quais são participantes as universidades de Brasília e a Federal de Santa Catarina.
"O objetivo maior é a politização do trabalhador. Devemos oferecer uma base técnica forte com vistas ao mercado, mas é preciso que o cidadão também desenvolva o debate político", disse o ministro Manoel Dias.

Fonte: Diário da Saúde

Postagens mais visitadas