Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Cisternas para armazenar água da chuva estão sem uso no Ceará

730 cisternas estão armazenadas em um terreno no município de Cedro. Em Várzea Alegre, cadastro das famílias beneficiadas não foi concluído. (Foto: Replodução/TV Verdes Mares)
Cisternas que deveriam ser utilizadas para armazenar água da chuva para o consumo humano estão sem uso, guardadas em um terreno, no município de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. São 730 reservatórios, cada um com capacidade de armazenar 16 mil litros de água. Sem as cisternas, moradores de comunidades rurais ficam à mercê dos carros-pipa, que nem sempre chegam com regularidade.

Para o agricultor Francisco Valdenir de Oliveira, presidente da Associação dos Moradores do Sítio Angicos, se as cisternas estivessem instaladas, a comunidade teria uma vida melhor. “Espero que a instalação seja a mais rápida possível, pois livra a gente de ficar esperando por carro-pipa e a gente vai ter água boa para usar”, diz.

De acordo com o prefeito do município, Francisco Nilson Aves, o problema é ocasionado por questões burocráticas, já que o processo licitatório de aquisição das cisternas também  compreende a distribuição e a instalação dos equipamentos. “São várias licitações que o governos federal e estadual fizeram para chegar essas cisternas ao município. Toda decisão jurídica, por exemplo, depende do governo do Estado, Houve uma demora mas estamos trabalhando para que isso [a distribuição] ocorra o mais rápido possível”, explica.

O atraso na distribuição das cisternas também ocorre no município de Várzea Alegre, na mesma região. Lá, 700 reservatórios estão armazenados em um estádio de futebol desde o ano passado. De acordo com a Secretaria de Agricultura do município, as cisternas ainda não foram distribuídas porque o Programa “Água para todos” - do qual faz parte a entrega de cisternas – ainda está na fase de cadastramento das famílias que serão beneficiadas.

Água para Todos
Com investimento de R$ 17,5 milhões, o Governo do Estado forneceu 14.228 cisternas de polietileno para produtores rurais de diversos municípios em 2013. Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nélson Martins, um outro convênio foi firmado com o Ministério da Integração Nacional para o fornecimento de mais 19.380 nos primeiros meses de 2014.  Além das cisternas de polietileno, o programa vai instalar em todo o Ceará 1.350 sistemas simplificados de abastecimento d´água.

Fonte: G1 / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »