Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Butantan tem resultados positivos em testes com humanos de vacina contra a dengue

Apolas da vacina do Butantan contra os quatro tipos de dengue. (Foto: Camilla Carvalho / Instituto Butantan)
O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, avança cada vez mais na elaboração de uma vacina contra a dengue. Desde novembro de 2013, testes em 50 humanos, de um total de 300 previstos, já foram realizados e a expectativa dos pesquisadores é que, em 2018, o medicamento, que vai ser preventivo aos quatro tipos da doença, esteja aprovado pela Anvisa e, consequentemente, disponível à população.

De acordo com o diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, Alexander Precioso, o estudo está na segunda de três fases, que termina na próxima semana.

- Nosso principal objetivo é demonstrar que a vacina do Instituto Butantan é segura e também capaz de proteger as pessoas de todos os quatro sorotipos do vírus da dengue. Nesse momento, adultos entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos, exceto grávidas, são convidados para realizar os testes.

Todas as pessoas 50 testadas nessa etapa nunca tiveram dengue. O Butantan ainda pretende fazer testes em mais 200 pessoas, entre infectadas e não infectadas em outras etapas. O objetivo é que, até o fim do ano, a pesquisa apresente resultados capazes de iniciar a terceira fase, que consiste na ampliação desses testes para outros estados, além de São Paulo.

A vacina criada pelo Butantan tem estrutura semelhante a uma elaborada nos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, que apresentou resultados positivos para imunização nos testes em seres humanos. Os estudos realizados no Brasil contam com a parceria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e do Instituto Adolfo Lutz, do governo paulista.

Fonte: Extra Online / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »