Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

UFC oferta mais de mil vagas em graduação a distância para o interior do Ceará

A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), inicia as inscrições na terça-feira (7) para os cursos de graduação a distância em Administração com Foco em Gestão Pública (bacharelado) e licenciaturas em Física, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química. Em 2014, 1.488 vagas serão destinadas aos alunos do interior do Ceará para o ingresso na educação superior.
 
As inscrições acontecem de forma on-line, até 12 de janeiro, pelo site da Coordenação de Concursos (CCV – www.ccv.ufc.br). Este ano, o processo seletivo acontece pela nota do ENEM, ou seja, os candidatos não precisarão realizar uma nova prova de vestibular, como ocorria nos anos anteriores. Outra novidade é que 50% das vagas são destinadas a alunos cotistas, que têm até o dia 13 de janeiro para entregar a documentação comprobatória no polo de apoio presencial.
As vagas estão distribuídas em oito polos, em seis municípios cearenses: Beberibe (1 polo), Caucaia (3 polos), Itapipoca (1 polo), Jaguaribe (1 polo), Quixeramobim (1 polo) e Russas (1 polo). Esses espaços contam com salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, laboratórios específicos e  demais estruturas necessárias para agregar o conhecimento ao aluno e aproximar a Universidade dos municípios.  Veja a relação de vagas disponíveis em cada polo no endereço: http://is.gd/g2TS0T.
A UFC Virtual disponibilizou um hotsite para lançamento do edital, com informações sobre inscrições, cursos e polos ofertados para ingresso em 2014.1, além de respostas às principais dúvidas sobre a modalidade de educação a distância. Acesse: www.entrada2014.virtual.ufc.br.
CURSOS A DISTÂNCIA – Assim como as demais graduações da UFC, os cursos a distância são gratuitos e abertos a pessoas que tenham concluído o ensino médio. Nessa modalidade, o estudante tem 80% de sua carga horária por meio virtual, através da Internet, e 20% presencial. Através da educação a distância (EaD), a universidade pública chega à população interiorana, sem precisar que o aluno se desloque para os grandes centros urbanos para ingressar no ensino superior de qualidade.

De acordo com o Prof. Henrique Pequeno, coordenador adjunto dos Cursos Semipresenciais da UFC, o ensino a distância tornou-se uma ferramenta de grande importância na educação brasileira, principalmente na formação de professores. "Dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, mostram que pouco mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública do Brasil não possui formação específica na área em que atua", explica.

O professor acrescenta que as universidades públicas, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm contribuído ao oferecer cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância, incentivando assim o desenvolvimento de municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e de educação básica (IDEB).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Universidade Virtual/UFC Virtual – fones: 85 3111 0077 / 8515 3485 – site: www.virtual.ufc.br
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »