Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

UFC é a instituição mais procurada do Brasil pelo Sisu

UFC teve 27% a mais de inscrições (Foto: Alex Costa)
A Universidade Federal do Ceará (UFC) ganhou pela terceira vez o título de instituição mais procurada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em uma coletiva na manhã desta segunda-feira (13) que a UFC registrou 262.275 inscrições.

O número é 27% maior do que o do ano passado e a concorrência geral chegou a 21,12 candidatos por vaga, umas das maiores do País. No total, foram 168.958 estudantes. A universidade ficou à frente de outras federais, como a de Minas Gerais (UFMG) e da Bahia (UFBA).

O ministro Aloizio Mercadante considera o resultado como "uma bela vitória para o estado do Ceará", e o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida diz que "é um demonstração de que a UFC está consolidada em todas as áreas do conhecimento e de que os estudantes enxergam nessa universidade a inserção futura no mundo do trabalhador".

O curso mais concorrido da instituição foi Fisioterapia, com 123,25 candidatos por vaga, tornando-se a 11ª maior concorrência do Brasil. Mas, em números absolutos, Medicina esteve na frente com 8.876 inscritos.

A UFC ofertou 6.378 vagas para esta seleção, incluindo 720 para a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Do total, 3.966 vagas são para o primeiro semestre e 1.662 para o segundo.

Metade das vagas são destinadas à cotistas

Este ano, 50% das vagas (por sede, curso e turno) são para alunos que cursaram todo o ensino médio na renda pública, de acordo com a Lei nº 12.711/2012. Desta porcentagem, há uma reserva de 50% para quem possuir renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. A outra metade não conta a renda do aluno, apenas exige que ele seja de escola pública.

IFCE aumenta as inscrições em 40%

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) aumentou em 40,2% suas inscrições no Sisu. Este ano, 90.135 alunos procuraram a instituição. Estão sendo oferecidas 1.845 vagas em 56 cursos superiores.

O curso com maior procura no IFCE foi Tecnologia em Alimentos (campus de Sobral), com 4.608 inscritos. As vagas oferecidas pelo IFCE são para os campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Jaguaribe, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá.

O resultado da primeira chamada do Enem foi divulgado nesta segunda-feira (13). As matrículas serão realizadas nos dias 17, 20 ou 21 de janeiro nos campus escolhidos pelo aluno no momento da inscrição. A segunda chamada deverá sair dia 27.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas