Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Senai comemora hoje 70 anos de atuação no Ceará

Cursos de profissionalização para o mercado de trabalho são ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em unidades no Estado
A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) comemora hoje, as 19h30, os 70 anos do Senai no Ceará. Mais de 500 pessoas estarão presentes na solenidade, entre autoridades, colaboradores, clientes e convidados.
O senai completou em 2013 sete décadas de atuação no Estado, sendo que há dois anos escolheu Sobral para a instalação de sua primeira Unidade Modelo. De acordo com o gerente da unidade sobralense, Marcos Antônio Cruz, o estudo realizado pelo Senai apontou a cidade e a Zona Norte como referência no médio prazo no setor industrial. "Estamos aqui para ajudar as indústrias nesse grande desenvolvimento que a região passa, tanto na parte de qualificação como de consultoria".
Hoje, a unidade do Senai em Sobral possui 38 colaboradores diretos e 25 indiretos, além de 18 em integração com a unidade local do Sesi. Funcionando em um prédio completamente novo, Marcos destaca que ela servirá de modelo para as demais unidades que forem construídas. "Antes, Sobral possuía apenas um posto avançado, sendo que em julho de 2012 inauguramos a primeira unidade modelo do Senai no País".
O Centro de Formação Profissional José Euclides Ferreira Gomes Júnior, o Senai de Sobral, iniciou suas atividades no dia 3 de julho de 2012. A unidade, que deve oferecer mais de quatro mil matrículas em 2014, teve em 2013 um total de 1371 matrículas. A unidade oferta de cursos em educação profissional nas modalidades de aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento e habilitação técnica; da prestação de serviços técnicos e tecnológicos e de parcerias com as indústrias e instituições de fomento industrial e tecnológico públicas e privadas, colaborando diretamente para a inovação tecnológica, aumento da produtividade e competitividade das indústrias.
Além de possuir laboratórios nas áreas da construção civil, calçados, elétrica, solda, mecânica, I]informática, pneumática, hidráulica e eletrônica. "Temos hoje quatro polos principais na divisão dos cursos que são Construção Civil, Couro e Calçados, Metal mecânica e Gestão". São nove unidades à disposição do trabalhador e da indústria. Na Capital cearense, são quatro.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas