Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Secult, Pronatec e Senac oferecem cursos gratuitos de fotografia e figurino

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), estão com inscrições abertas, até o dia 31 de janeiro, para cursos gratuitos de Fotografia e Figurino.

Interessados  devem realizar pré-inscrição na Coordenadoria de Ação Cultural da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Edifício São Luiz, 7º. Andar. Fone: 3101-6767), comprovando  estar matriculado ou ser egresso da rede pública de ensino.

Para realizar a matrícula, é preciso apresentar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, declaração da escola ou certificado. O interessado preencherá uma ficha de pré-matrícula e receberá da Secult uma carta de demandante, para encaminhamento ao Senac (Unidade Iracema, Rua Boris, 90C – Praia de Iracema, vizinho ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Fone: 3452.7065 / 3452.1242).
Os cursos

Com 190 horas/aula, o curso “Fotógrafo” capacita o participante a trabalhar com técnicas de fotografia básica, iluminação, aplicações e especificidades na área da fotografia, imersão no laboratório digital e tratamento de imagens. Pré-requisitos: 16 anos e Ensino Fundamental concluído. O curso acontece de 17 de fevereiro a 6 de maio. Horários: manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h), com 20 vagas para cada turno.
Com 240 horas/aula, o curso “Figurinista” capacita o participante a atuar no mercado de trabalho compondo o figurino para personagens de artes cênicas, cinema, publicidade, dança, festas populares e televisão . Pré-requisitos: 17 anos e Ensino Fundamental concluído. O curso acontece de 17 de fevereiro a 22 de maio. Horários: manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h), com 22 vagas para cada turno.

Serviço
Cursos “Fotógrafo” e “Figurinista”. Parceria Secult/Pronatec/Senac. Grátis.
Inscrições até 31/1, na Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Edifício São Luiz, 7º andar). Informações: 3101-6767 / www.secult.ce.gov.br.
Fonte: Secult

Postagens mais visitadas