Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Procon Fortaleza intensifica fiscalização em escolas particulares

O Procon Fortaleza realizará na semana de 13 a 17 de janeiro mais uma etapa de fiscalização em escolas particulares da capital. O objetivo do órgão é verificar o cumprimento da Lei Federal nº 12.886/2013, que proíbe a cobrança de material de uso coletivo ou taxas e custos que substituam as despesas com itens escolares. Caso alguma irregularidade seja constatada, o auto de infração pode resultar em multa, que varia de R$ 600,00 a R$ 9 milhões.

Pelo menos dez escolas e cinco supermercados já foram autuados pelo Procon, por estarem em desacordo com a legislação de defesa do consumidor. Além da exigência de lista de material escolar coletivo, os ficais verificam a especificação de "marcas" de produtos. Os processos já foram devidamente instaurados pela Comissão de Procedimento Administrativo e Julgamento (CPAJ).

O Procon Fortaleza também realizou uma pesquisa de preços dos artigos mais comuns que compõem a lista de material escolar exigida pelas escolas e constatou uma variação 102% nos preços. A pesquisa aconteceu entre os dias 22 e 30 de dezembro em livrarias e papelarias da capital, coletando ao todo preços de 93 itens.

Fonte: Portal Verdes Mares

Postagens mais visitadas