Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Lula promete visita ao Ceará em março de 2014

Lula recebeu José Guimarães na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação)
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva(PT), deve vir ao Ceará na segunda quinzena de março deste ano. A promessa foi feita nesta segunda-feira, 27, durante reunião com o deputado federal e líder do PT na Câmara, José Nobre Guimarães.

O encontro, que durou mais de duas horas, aconteceu na sede do Instituto Lula, em São Paulo, e tratou sobre a conjuntura política cearense e nacional. Conta o deputado que foi recebido de forma calorosa pelo ex-presidente, que já tem visita agendada à capital cearense. Lula prometeu vir na segunda quinzena de março, após o encontro do diretório do PT que definirá a tática eleitoral para 2014 – marcado para o dia 15 daquele mês.

A aproximação de Lula nos estados está prevista para costurar os objetivos após as definições preliminares entre os delegados de cada diretório estadual.

Eleições 2014

Segundo Guimarães, Lula não fez referência à candidatura majoritáriado PT para o Governo do Estado, mas defendeu que seja prioridade para o partido aumentar a bancada petista no Senado e na Câmara Federal. Guimarães é cotado como possível candidato à única vaga de senador em 2014, no Ceará. O PT deve buscar a presidência de uma das Casas do Congresso Nacional em 2015.

O foco da reunião, de acordo com o deputado, foram as estratégias do PT para garantir areeleição de Dilma Rousseff. O objetivo é que o Nordeste seja o diferencial no número de votospara a presidente, devido à previsão de disputa acirrada nas regiões Sul e Sudeste. O partido deve buscar uma margem de dois milhões de votos de vantagem para Dilma.

Em 2010, Dilma obteve 2.783.485 milhões de votos no Ceará, contra os 686.891 mil votos de José Serra (PSDB). Marina Silva, recém-filiada ao PV à época, obteve 686.770 votos dos cearenses.

Guimarães, que é também vice-presidente nacional do PT, deve ser um dos responsáveis por organizar a campanha de Dilma no Nordeste. Apesar das dificuldades para ser mantida a aliança entre o PT e o PMDB no Ceará, Lula recomendou um esforço pela manutenção da aliança do PT cearense com o governador Cid Gomes (Pros) e o PMDB.

Eunício Oliveira

Ainda nesta semana, Lula deve se reunir com o senador Eunício Oliveira (PMDB) para tentar um acerto. Uma fonte peemedebista confirmou a informação a O POVO, mas disse que não há dia certo para o encontro.

Fonte: O Povo / Miséria

Postagens mais visitadas