Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Inadimplência do consumidor recua pela 1º vez em 14 anos, segundo Serasa

Consumidores mais preocupados em pagar dívidas do que em fazer novas compras e bancos mais rígidos na concessão de crédito ajudaram a reduzir o nível de inadimplência do país em 2013 após a piora nos últimos anos.

O índice de atraso no pagamento de débitos recuou 2% no ano passado, segundo dados da Serasa Experian. Trata-se da primeira queda desde quando o indicador começou a ser medido, em 2000.

Um período de crédito farto e medidas de incentivo ao consumo após a crise de 2008 provocaram um significativo avanço da inadimplência nos últimos anos. Em 2012, por exemplo, houve aumento de 15% nos atrasos.

Para reduzir a perdas com devedores duvidosos, bancos adotaram uma postura de cautela, com mais rigidez na análise e liberação dos créditos.

Consumidores também passaram a priorizar o pagamento de dívidas a fazer novas aquisições. O cenário de melhora também foi beneficiado por um mercado de trabalho ainda aquecido.

A SPC Brasil, que também monitora os atrasos nos pagamentos, já havia sinalizado uma melhora na inadimplência no ano passado. O levantamento da empresa mostrou um avanço de 2,3%, ante os 12,18% em 2012.

Em 2013, o volume de cheques devolvidos por falta de fundos recuou 9,4%. Houve melhora também no nível de atrasos com dívidas não bancárias (com financeiras, lojas e prestadoras de serviços).

Embora não tenha registrado leve elevação (0,6%), a inadimplência com bancos teve variação bem inferior ao registrado em 2012, quando a alta foi de 5,8%.

Fonte: Folha.com / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »