Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Forças Armadas estarão disponíveis para agir durante a Copa e Olimpíadas


As Forças Armadas estarão disponíveis para fazer a segurança durante a Copa do Mundo de 2014 ou dos Jogos Olímpicos de 2016, caso as polícias estaduais não tenham condições de conter crises graves, como protestos que ameacem a realização dos eventos.
O reforço com ação da Marinha, Exército e Aeronáutica faz parte do documento Garantia da Lei e da Ordem (GLO), publicado pelo Ministério da Defesa em 20 de dezembro de 2013.
O documento causou polémica, um dos motivos é a inclusão de “movimentos ou organizações” na lista de “Forças Oponentes” da GLO, ao lado de criminosos. Porém, o Ministério da Defesa, explicou que o texto não tem nenhuma relação com as manifestações de 2013.
Além dos “movimentos ou organizações”, o documento lista como Forças Oponentes: “organizações criminosas, quadrilhas de traficantes de drogas, contrabandistas de armas e munições, grupos armados etc”, além de “pessoas, grupos de pessoas ou organizações atuando na forma de segmentos autônomos ou infiltrados em movimentos, entidades, instituições, organizações (…), provocando ou instigando ações radicais e violentas”. Inclui ainda “indivíduos ou grupos que utilizam métodos violentos para a imposição da vontade própria em função da ausência das forças de segurança pública policial”.

Fonte: Ceará agora
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »