Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Cine Ceará Itinerante leva a magia do cinema a cidades do interior e comunidades de Fortaleza

Uma ação social promovida pela Associação Cultural Cine Ceará levará a magia da Sétima Arte a diversos bairros da periferia de Fortaleza e aos municípios de Pindoretama, Chorozinho, Pacajus, Acarape e Barreira. O Cine Ceará Itinerante 2013 faz parte da 2ª etapa do 23° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e tem início nesta quarta-feira (15), seguindo até o dia 9 de fevereiro. O projeto é um circuito itinerante de exibição cinematográfica e de oficinas de cinema de animação que beneficiam crianças e adolescentes de escolas públicas e o público em geral de cidades do interior do Ceará sem acesso às salas de cinema. Toda a programação é gratuita.
“O projeto já está na sua 15ª edição e vem colaborando para a democratização da produção audiovisual, para dar acesso ao expectador dessas localidades à programação exibida durante as edições do Cine Ceará e também para motivar o público jovem e descobrir novos talentos durante as oficinas”, explica o diretor do projeto, cineasta Wolney Oliveira.
PROJETO CINE CEARÁ ITINERANTE

PROJETO CINE CEARÁ ITINERANTE

Serão apresentados filmes brasileiros e cearenses, em especial os premiados na 23a edição do Cine Ceará, realizada em setembro de 2013, em Fortaleza, sempre em praças públicas, escolas municipais e outros espaços de convívio coletivo (FOTO: Divulgação)
As atividades do Cine Ceará Itinerante 2013 têm início na quarta-feira (15), das 14h às 17h, com a realização da primeira oficina da série, a ser promovida durante três dias na Casa Brasil do bairro Vila União, dentro do projeto Cidadania em Rede, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Nas oficinas, os alunos têm noções básicas de cinema de animação e desenvolvem as técnicas deste gênero. O trabalho final da oficina é a produção de um curta de animação com duração máxima de 1′ (um minuto), quer será exibido posteriormente na abertura das exibições nos municípios do Interior.
Participam das oficinas crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. Durante o curso, eles recebem lanche, kit com camisa e boné do projeto, material para produção e um certificado ao final da oficina. A supervisão do curso é feita pelo cineasta Telmo Carvalho, coordenador do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira da UFC.
Já estão agendadas duas oficinas na Associação Povo de Deus, no bairro Serviluz, para os dias 20 a 22 de janeiro, nos horários das 9 horas às 12 horas e de 14 horas às 17 horas. Outra oficina será realizada na Casa Brasil, no bairro Granja Portugal, nos dias 28 a 30 de janeiro. A última das cinco oficinas previstas ainda está sendo fechada.
Cinema perto do povo
As exibições de filmes nos municípios do interior cearense dentro do Cine Ceará Itinerante 2013 começam no sábado, dia 1o de fevereiro, em Barreira. Serão apresentados filmes brasileiros e cearenses, em especial os premiados na 23a edição do Cine Ceará, realizada em setembro de 2013, em Fortaleza, sempre em praças públicas, escolas municipais e outros espaços de convívio coletivo. A expectativa do projeto é contemplar um público total de aproximadamente 4 mil pessoas.
O roteiro de exibições do Cine Ceará Itinerante continua no domingo, dia 2 de fevereiro, no município de Acarape. O circuito para durante a semana e retoma as atividades em Pindoretama, no dia 7 (sexta), seguindo para Pacajus no sábado (8) e finalizando as apresentações no domingo, dia 9, em Chorozinho.

Fonte: Tribuna do Ceará
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »