Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Brasil sobe para a 38ª posição entre melhores países para fazer negócios

O Brasil ganhou posições no mundo entre os melhores países para fazer negócios. Segundo ranking da agência Bloomberg, o país passou do 61º lugar em 2012 para o 38º em 2013, deixando para trás Rússia (48º) e Índia (48º), seus “parceiros” nos Brics.

China e África do Sul, no entanto – os outros dois países que completam o acrônimo – seguem acima na lista, na 28ª e 31ª posições, respectivamente. Mesmo seguindo na melhor posição entre os países do grupo, a China foi o único a perder posições: em 2012, era 24º no ranking, e em 2011, 19º.

Hong Kong mais uma vez aparece no topo da lista, graças, principalmente, aos baixos custos para iniciar um negócio no país. Já os Estados Unidos perderam a segunda posição para o Canadá, que antes era sexta. Completam a lista dos cinco mais Cingapura, na quarta posição, e Austrália, na quinta.

O ranking da Bloomberg leva em consideração os níveis de integração econômica do país, custo de iniciar um negócio, custo da mão de obra e de materiais, custo de logística, além de itens como inflação, corrupção e a “saúde” da base de consumidores.

No Brasil, as piores pontuações foram obtidas nos itens “saúde” da base de consumidores e custos menos tangíveis, que abrange corrupção e inflação, entre outros. O item em que o país mais pontuou foi integração econômica.

Veja a classificação dos países:
1 - Hong Kong
2 - Canadá
3 - Estados Unidos
4 - Cingapura
5 - Austrália
6 - Alemanha
7 - Reino Unido
8 - Holanda
9 - Espanha
10 - Suécia
28 - China
38 - Brasil
43 - Rússia
48 - Índia

Fonte: G1 / Miséria

Postagens mais visitadas