Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Primeira Escola de Reisado do Ceará será fundada no Crato

Mestre Aldenir, há mais de 50 anos, comanda grupo de reisado no CarirI com jovens e adultos (Foto: Diário do Nordeste)
Será inaugurado no dia 6 de janeiro, o Centro de Formação e Apoio ao Reisado e Tradições Populares Mestre Aldenir. A escola terá o mestre que lhe dá nome como tutor e será sediada na Vila Padre Cícero neste município. José Aldenir Aguiar, mais conhecido como Mestre Aldenir, possui mais de 50 anos de atividade com o reisado. O mestre, atualmente com 80 anos de idade, mantém grupos folclóricos em funcionamento. Reconhecido pela sua gente, é um ícone da preservação da cultura do reisado, tanto que já recebeu vários títulos e representou a cultura do Cariri em eventos importantes. Em 1997 foi agraciado com a placa e o título honorífico de Mestre do saber e das artes do povo do Cariri, pela Secretaria de Cultura do Município do Crato. No ano de 2004, Aldenir recebeu o título de Mestre da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará. Em 2005, o artista representou a cultura caririense no desfile da escola de samba Mangueira.

A indumentária adornada com pequenos espelhos, as fitas coloridas e os saiotes de cores vivas encantaram o mestre Aldenir, ainda muito jovem. O amor pelo reisado que começou na juventude continua vivo até hoje. Ao longo dos anos, ele tem repassado aquilo que aprendeu para os filhos, netos, amigos e todos aqueles que se interessam pela dança. O mestre acredita que, com a abertura da escola, será possível conseguir um número maior de participantes. "Nosso reisado tem muito significado cultural. Acredito, que com a escola, outras crianças, adolescentes e jovens vão se interessar pela nossa cultura e o nosso grupo deve conseguir mais participantes", relata o mestre.

A abertura da escola foi divulgada durante a realização do VIII Encontro Mestres do Mundo, encerrado na última sexta-feira. Mais de 50 mestres e grupos da cultura popular estiveram reunidos para trocar experiências e discutir ações a serem tomadas para que o repasse da tradição seja feito.

Instituída em 2004, na gestão da ex-secretária da Cultura Claudia Leitão, a chamada Lei dos Mestres da Cultura busca valorizar o repasse da tradição por meio do incentivo financeiro dado aos "Tesouros Vivos" da cultura para garantir o seu repasse às novas gerações. De acordo com Isabel Maria da Conceição, esposa do Mestre Aldenir, aqueles que se interessarem em participar das atividades poderão entrar em contato na própria escola para realizar o cadastro. "Não tem idade para começar. Quem se interessar é só nos procurar e preencher a ficha de cadastro. Não será cobrado nenhum valor aos participantes. É tudo de graça", salienta Isabel.

A inauguração do centro contará com apresentações de banda cabaçal, maneiro pau e grupos de reisados convidados. Segundo Mestre Aldenir, os convidados deverão chegar a partir do meio-dia e a festa deve ir até a madrugada. A comemoração vai marcar o fim da festa do sol.

Atualmente o grupo do Mestre Aldenir conta com 30 integrantes que participam das apresentações de forma regular. O grupo é formado por crianças, jovens e adultos.

Dança do Natal
No Interior, o reisado é uma dança do período natalino em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).

O ponto alto da festa é o dia 6 de janeiro que, segundo a tradição católica, marca o dia para a veneração aos Reis Magos. Nesta data encerram-se os festejos natalícios, quando são desarmados presépios e as palhas queimadas.

A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos. É composto de quatro a seis mascarados que dão vida, hilaridade e rebuliço à brincadeira. Eles também devem proteger o Menino Jesus e confundir os soldados de Herodes.

Acrobatas e declamadores representam os soldados perseguidores do Menino. O reisado tem ainda rei, mestre-sala, alferes, a burrinha, o boi, o jaraguá, a arara, o caipora, a ema, entre outros personagens que podem aparecer, dependendo da região em que esta festa é realizada.

Uma orquestra de violão, banjos, zabumba, triângulo, pandeiros, maracás e sanfonas animam os brincantes.

Seus acordes servem de orientação às vozes e ordenam a evolução do espetáculo.

SAMYLLA ALVESCOLABORADORA

Mais informações
Reisado Mestre Aldenir
RuaSanta Izabel, 45
Vila Padre Cícero –Crato
Telefones:(88) 3512.7242
(88)9442.3153

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas