Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Faculdade do CE tem curso de Medicina autorizado

Ao todo, 49 municípios integram a relação do MEC, que contém lista de faculdades particulares de 15 estados brasileiros (Foto: Ilustrativa )
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de cursos de graduação em medicina em instituições particulares de 15 estados brasileiros. No Ceará, somente o município de Crato, a 508 km de Fortaleza, faz parte da lista, divulgada, na edição da última sexta-feira (20) do "Diário Oficial da União".
 
Ao todo, 49 municípios integram a relação do MEC. Segundo, o Ministério, os municípios serão visitados no início de 2014. Uma comissão de especialistas terá a missão de verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes, além das propostas de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) apresentadas pelas instituições de ensino interessadas em abrir os cursos.

No dia último dia 12 de dezembro , o MEC também havia divulgado a criação de 560 novas vagas na graduação de medicina em nove campi de sete universidades federais do país. A maioria das vagas são para instituições federais de ensino superior do Maranhão e de Minas Gerais (160 vagas em cada estado). 

A iniciativa cumpre o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.

Segundo a assessoria de imprensa do ministério, essas instituições devem criar cerca de 3.500 novas vagas de medicina.


Fonte: Cnews  / Miséria

Postagens mais visitadas