Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Estado do Ceará supera meta de vacinação contra a febre aftosa

O Ceará superou a meta estabelecida da vacinação contra a febre aftosa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do ano de 2013. O Estado conseguiu vacinar 92, 82% dos animais e imunizar 85,54% das propriedades. Enquanto a meta do Ministério era de 90% de vacinação dos animais e 80% de imunização para as propriedades.

Os números finais são relativos a 2ª etapa da campanha estadual contra a febre aftosa e foram apresentados na última terça-feira (17), pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri). A primeira etapa da campanha aconteceu em maio deste ano e o percentual atingido foi superior a 94% de animais vacinados.

O presidente da Adagri, Augusto Júnior comentou sobre a meta que vem sendo alcançada desde 2011 pelo Estado. "A consciência do produtor é ponto crucial para que o Estado tenha conseguido tantas conquistas na Defesa Animal do Ceará, mesmo com a estiagem dos últimos anos", afirmou. Em agosto, o ministro da Agricultura Antônio Andrade, anunciou que os estados do Ceará, Alagoas, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte estavam livre da febre aftosa.

Estado perdeu 4,3% de rebanho

Os números do cadastro declarados pelos produtores neste ano, mostram que entre janeiro e junho 80.943 mil bovinos foram mortos, 41.278mil bois foram enviados para fora do Estado e 76.567 mil animais abatidos. Já entre 25 de junho e 16 de dezembro, 30.923 mil foram mortos, 21.761 mil para fora do Estado e 93.392 bovinos abatidos.

As perdas entre o primeiro e o segundo semestre resultaram em 4,3 % do total do rebanho. Hoje, o Ceará tem mais de 2 milhões de cabeças de gado.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »