Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Cagece controla nível de poluição nos veículos a diesel

A Cagece implantou, no mês de novembro, um monitoramento do nível de poluição de seus veículos a óleo diesel. O procedimento já inspecionou e adequou 77 veículos, de um total de 255 em toda a Companhia. A medida atende aos requisitos da Norma ISO 14.001 e integra a implementação na empresa do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

O controle é realizado por meio da escala Ringelmann, que determina o grau de poluição de acordo com a cor da fumaça. A iniciativa também adéqua os veículos a diesel da Companhia à Portaria da Semace número 136 de 23 de julho de 2007, que regulamenta o Programa Fumaça Preta. A não obediência aos parâmetros legais pode acarretar multas que variam de R$ 1.328,00 a R$ 5.315,00.

Conforme o texto da portaria, "as pessoas físicas ou jurídicas cujos veículos apresentem índices de fumaça igual ou superior a 60% (sessenta por cento) da escala Ringelmann serão autuadas e multadas."

De acordo com resolução do Conama, no 251, de 12 de janeiro de 1999, "a emissão de poluentes por veículos automotores do ciclo Diesel contribui para a contínua deterioração da qualidade ambiental, especialmente nos centros urbanos". A fumaça preta também contribui para o aumento da concentração de partículas inaláveis resultando "no incremento das taxas de morbidade e mortalidade por doenças respiratórias da população exposta às mesmas, especialmente entre crianças e idosos".

Para reconhecer os veículos já inspecionados e adequados aos padrões, está sendo afixado nos veículos um selo criado pela Cagece. A adoção do monitoramento também está em sintonia com a missão da Empresa que contempla a responsabilidade ambiental e com os objetivos do planejamento estratégico da Companhia.

09.12.2013
Assessoria de Comunicação de Relacionamento da Cagece
Fone: 3101.1826 ou 3101.1828
Fonte: SDA
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »