Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Mercado prevê crescimento menor para a indústria em 2013


Depois do resultado abaixo do esperado da indústria no terceiro trimestre, analistas reduziram neste segunda-feira (11) as projeções para a produção neste ano de 1,77% para 1,72%. Trata-se da terceira redução seguida no número, que há um mês indicava alta de 1,8% em 2013.Os dados fazem parte do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central toda segunda-feira. O relatório reúne previsões de cerca de cem instituições financeiras do país sobre os principais indicadores econômicos.
O desempenho mais tímido da indústria não deve afetar o crescimento neste ano.A previsão para o PIB foi mantida em 2,5% pela terceira semana seguida, nível que vem se mantendo desde o início de outubro apesar da expectativa de uma nova elevação para a taxa básica de juros na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do ano, no final deste mês.Os analistas passaram a sustentar a hipótese de que os juros terminassem em 10% em 2013 há três semanas, quando também adotaram a visão de um novo ajuste já para o início do próximo ano. A taxa básica da economia, a Selic, deve subir para 10,25% em 2014, na visão do mercado.Apesar do cenário de maior aperto monetário, economistas ainda têm dúvidas sobre a inflação. As projeções para o IPCA de 2013, que se mantinham levemente acima de 5,8% desde o final de agosto, foram reajustadas na semana passada para 5,85%, ficando estável no relatório divulgado hoje.Em outubro, a inflação ganhou força devido à pressão dos alimentos, que tiveram impacto do dólar. A taxa acumulada em 12 meses ficou em 5,84%, próximo ao estimado pelos analistas para o fim do ano.Para 2014, houve leve ajuste na projeção do IPCA, que subiu de 5,92% para 5,93%. Chama atenção, porém, o fato de a perspectiva de deterioração no índice de preços em meio a um cenário de crescimento menor. A previsão para o PIB do ano que vem foi reduzida para 2,11%, ante 2,20% há um mês.

Fonte: Folhapress / Miséria

Postagens mais visitadas