Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Grátis e sem sair de casa: cursos ao alcance de um clique

Já pensou em estudar sem sair de casa? Universidades conceituadas como as norte americanas Yale e Berkeley, além da toda poderosa Harvard disponibilizam cursos gratuitos com temas variados na Internet. Culinária, psicologia, História e até personal trainer são algumas das possibilidades que estão ao alcance de um clique.
É possível ter acesso a um curso de Harvard sem sair de casa (FOTO: Divulgação)
É possível ter acesso a um curso de Harvard sem sair de casa (FOTO: Divulgação)
Para os interessados em ciências humanas, as Universidade de Yale e de Harvard possuem material de qualidade sobre Introdução à Psicologia e Tudo sobre os heróis gregos, respectivamente. As aulas são em vídeo, texto e exercícios, sendo o conteúdo de Yale legendado em português com duração de 20 horas, e o de Harvard somente em inglês com duração de 24 horas.
No campo dos negócios, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mantem na rede um curso sobre “Como fazer investimentos“ que analisa o perfil do aluno e explica as melhores formas de não perder dinheiro no mercado financeiro em 12 horas de aulas.
Pensando na complicada missão que os solteiros tem cozinhar a própria comida e ir além do famoso macarrão instantâneo, a Universidade de Reddit criou materiais como “Cozinha para Solteiros“ com receitas básicas e dicas como aproveitar os alimentos sem desperdícios. Com duração de 18 minutos, as aulas são ministradas em inglês com conteúdos de vídeo e texto.
Outra utilidade básica para qualquer um, é o curso de Primeiros Socorros disponibilizado no portal ‘iPed’ que ensina as melhores formas de lidar com vítimas de acidentes, avaliando sinais vitais e que indiquem a gravidade da situação. Em português, o conteúdo tem duração de duas horas e pode ser aprofundado em uma versão paga.
Dois temas que despertam cada vez mais o interesse dos brasileiros são idiomas e estética. Com a facilidade do ensino online, é possível aprender cerca de 38 línguas diferentes no site da Livemocha, do alemão ao lituano. O mais interessante é que se trata de uma rede social colaborativa e a ideia é de que um usuário ajude o outro, já que alguns exercícios como os de escrita e fala são corrigidos por usuários que dominam o idioma. Não tem duração determinada, o progresso depende do desempenho do usuário que ao ajudar outros ganha pontos que desbloqueiam novas lições.
No intuito de manter ou conseguir uma boa forma com a ajuda da tecnologia portátil, a Nike tem um aplicativo para os sistemas operacionais IOS e Android, intitulado Nike Training Club, que dita os treinos de acordo com o interesse do aluno “quero emagrecer” ou “quero definir” e em níveis iniciante, intermediário e avançado. As séries variam de 15 a 45 minutos e são em inglês.
Os usuários podem procurar os cursos de acordo com seus interesses em sites como Course Talk e Knollop que ajudam a pesquisar e comparar os melhores conteúdos. Fica a dica: o site brasileiro Universia possui uma lista com mais de 700 opções de cursos em importantes universidades do mundo.
Agora só resta escolher e clicar, seja para melhorar seu currículo, ser uma pessoa mais preparada, adquirir conhecimento ou até mesmo melhor forma. Porque, definitivamente a internet, como tudo na vida, não é feita apenas de passatempo, portanto basta ter iniciativa, força de vontade e determinação.
Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas