Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Começa neste domingo a primeira fase do vestibular da Uece, no Ceará

Mais de 32 mil inscritos vão disputar 2.276 vagas oferecidas na 1ª fase do vestibular 2014.1 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), neste domingo (10). Do total, 1.226 vagas são destinadas aos cursos da Uece que funcionam em Fortaleza; outras 1.050 são para o interior do estado. As provas da 1ª fase ocorrem das 9h às 13h. Os classificados fazem as provas da segunda fase nos dias 8 e 9 de dezembro.

Cada candidato deve checar o local onde fará a prova no cartão de inscrição ou no site da universidade (www.uece.br/cev). Na 1ª fase, será realizada, em um único dia, as provas de conhecimentos gerais  com  60 (sessenta) questões de múltipla escolha, cada uma delas valendo dois pontos. Conhecimentos gerais abrangem as disciplinas língua portuguesa (14 questões); matemática (10 questões); língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol, geografia, história, física, química, e biologia, com seis questões cada prova.

A segunda fase é dividida em dois dias, com duas provas em cada dia. É constituída por quatro provas, sendo uma de redação (prova I), no valor de 60 pontos, e três provas específicas (prova II, prova III e prova IV), estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato. As provas II, III, e IV têm cada uma com 20 questões de múltipla escolha com quatro alternativas e valendo três pontos cada questão.

Eliminações
Para evitar eliminação, o candidato deve evitar os seguintes itens, de acordo com o edital do vestibular:
- Chegar antes do horário estabelecido para o início das provas, às 9 horas;

- Documento de identidade deverá estar no prazo de validade e em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e de sua assinatura;

- Calculadoras, celulares e outros equipamentos eletrônicos de qualquer natureza deverão ser mantidos desligados sob a carteira;

- O candidato que for flagrado utilizando aparelhos de comunicação nas áreas de
circulação e acesso às salas de prova será convidado a se retirar do local e, não o fazendo, poderá ser eliminado do Certame;

- Se o candidato for flagrado copiando o gabarito da prova em qualquer parte, seja papel, em tecido ou no próprio corpo, será eliminado.

Concorrência
De acordo com a Uece, o curso mais concorrido neste ano é o de medicina, com 4.562 candidatos disputando 40 vagas, uma média de 114,5 pessoas por vaga. Em seguida, estão os cursos de psicologia (66,45 candidatos para cada vaga), nutrição (65,80), administração em horário diurno (44,83) e veterinária (43,20).




Fonte: G1 / Miséria

Postagens mais visitadas