Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Bolsa Família: mais de 73 mil famílias ainda não atualizaram cadastro no Ceará

Quem não atender à convocação poderá ficar sem receber o benefício a partir de janeiro de 2014 (Foto: DIVULGAÇÃO )
Termina em 13 de dezembro o prazo para a revisão cadastral no programa Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 73.214 famílias residentes no Ceará ainda não atualizaram os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

No Brasil, cerca de 1,1 milhão de famílias não realizaram o cadastro. Os que se encontram nessa situação devem procurar o setor responsável pelo Bolsa Família para informar qualquer mudança com relação aos dados pessoais e à situação familiar, como, por exemplo, mudança de endereço, nascimento de um filho, casamento, viuvez, entre outros.

Segundo o coordenador-geral de Revisão de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Roberto Pojo, o objetivo da revisão cadastral é garantir a qualidade das informações das pessoas atendidas pelo Bolsa Família, além do cumprimento das regras do programa.

“Com as informações atualizadas, é possível avaliar se as famílias cumprem os pré-requisitos para o recebimento dos benefícios financeiros e atender com mais eficiência a população em situação de pobreza em todo o país”.

Quem não atender à convocação poderá ficar sem receber o benefício a partir de janeiro de 2014.



Fonte: Tribuna do Ceará / Miséria

Postagens mais visitadas