Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Abertas as pré-inscrições na Plataforma Freire para os cursos Parfor em 2014


Estão abertas as pré-inscrições para os cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), na modalidade presencial, para o ano de 2014. As pré-inscrições seguem até 13 de janeiro de 2014.

Parfor é um programa de caráter nacional, implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, em colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados e dos Municípios, junto com as  Instituições de Ensino Superior (IES).

O objetivo do programa é oferecer a formação superior, exigida dos professores em exercício na rede pública de educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Os tipos de cursos oferecidos são:

I. Primeira licenciatura – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula.

II. Segunda licenciatura – para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de educação básica.



Saiba como participar e obter mais informações sobre o Parfor no site:

Ou pelo telefone:
3101-3962 (Raimunda Pereira de Macedo Oliveira - Cogep/Seduc)


06.11.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

Postagens mais visitadas