Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Número de inscritos no Enem aumenta 40,3% no Ceará

Neste ano, 192 mil participantes cearenses são da rede pública - 37% do total de inscritos. Isso representa um crescimento de mais de 100% em relação ao ano passado, quando houve 92 mil candidatos de escolas estaduais (Foto: Helosa Araújo)
A aluna do 3º ano da Escola Estadual Joaquim Albano, Natércia Neila de Araújo, conta os dias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Até lá, faltando menos de um mês para a primeira prova, no dia 26 de outubro, ela reforça o estudo dos conteúdos, além de se preparar física e emocionalmente para aguentar a dura maratona. Natércia é uma das 518 mil pessoas no Ceará inscritas no Enem desse ano. Desse total, 37% - 192 mil - são da rede pública

O Estado é o quinto no Brasil e o segundo no Nordeste em número de pessoas inscritas no exame. Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 40,3% de inscrições no Ceará. A rede pública teve destaque absoluto, com incremento maior que 100%. Em 2012, foram 92 mil candidatos.

Para alcançar a meta de aprovação, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) desenvolve, desde 2012, o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Segundo o secretário executivo do órgão, Idilvan Alencar, neste ano, a iniciativa traz como novidade a ampliação do atendimento aos alunos do 2º ano do Ensino Médio.

Lançado em 2012, o projeto deu sequência a um conjunto de iniciativas que a Seduc vem desenvolvendo para dar suporte aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e egressos da rede pública estadual.

Em 2013, a ação foi planejada em seis etapas: documentação, destinada à organização dos documentos (identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas; inscrição; motivação; preparação com ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes e o chamado Dia E. "Que acontece nos dias das provas com apoio aos alunos, tanto nas passagens de ônibus, como na hospedagem solidária para quem mora na zona rural, facilitando o possível para que ele não desista", diz Idilvan.

Na próxima semana, nos dias 7,8 e 9, a rede pública realizará o Simulado Enem/Seduc 2013 com todos os alunos, sendo mais uma etapa da preparação final. Na ocasião, os alunos farão duas provas com 90 questões cada. "É preciso acreditar que a gente de escola pública pode ser aprovada", frisa o aluno Thiago Lima, estudante da Joaquim Albano.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal.

O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

A faixa etária de 21 a 30 anos é a maior entre os inscritos do Enem, com 30%. Em seguida, vem o grupo de pessoas maiores de 30 anos, que é de 15% do total de inscritos do Enem. Dos mais de 7,8 milhões de candidatos, 4,5 milhões já concluíram o ensino médio, enquanto cerca de 1,6 milhão concluirão a etapa neste ano.

Horário
Um lembrete importante é com relação ao horário das provas. No Ceará, elas começam ao meio-dia, com os portões abrindo às 11h. Os testes serão aplicadas nos próximos dias 26 (sábado) e 27 (domingo).

Será estritamente proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões. Assim, recomenda-se que todos os candidatos cheguem ao local de prova até este horário.

SAIBA MAIS

Ranking de inscrições


1. São Paulo
1,2 milhão

2. Minas Gerais

870,7 mil

3. Bahia
576,8 mil

4. Rio de Janeiro
562,6 mil

5. Ceará

518 mil

6. Rio Grande do Sul
444,7 mil

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas