Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Inscrições para encontros de pesquisa até 15/10

Trabalhos podem ser submetidos até essa data inclusive para os bolsistas

As inscrições para os interessados em participar dos encontros de pesquisa do IFCE foram prorrogadas até o dia 15 de outubro, inclusive para alunos bolsistas. Os eventos são: XI Encontro de Pesquisa e Pós Graduação (ENPPG), XI Encontro de Iniciação Científica (Enicit), II Encontro de Iniciação Científica Jr. (Enicit Jr) e VI Simpósio de Pesquisa e Inovação (Simpit). A temática deste ano é "Inovação Tecnológica, Inclusão Social e Saúde". Os eventos ocorrerão de 9 a 12 de dezembro no campus de Iguatu, em mais uma ação de promoção científica do IFCE.
Os modelos de resumos de trabalhos e de propostas de minicursos a serem apresentados já estão disponíveis na homepage do evento. Os resumos para os encontros devem ter até três paginas, enquanto o trabalho a ser submetido ao simpósio precisa ser de apenas uma. As inscrições para os interessados em propor mini-cursos podem ser realizadas também até o dia 15 de outubro.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo de Alexandria, os eventos de iniciação científica estimulam a produção da pesquisa junto aos alunos da instituição e promovem ainda mais a integração entre discentes e docentes com diferentes níveis de experiência científica.  Já o Simpit fortalece a difusão dos projetos inovadores desenvolvidos pela instituição em benefício da sociedade.
Os públicos-alvos dos eventos são pesquisadores do IFCE e de outras instituições de ensino superior (IES); docentes da educação básica, integrantes ou não de grupos de pesquisa já consolidados; estudantes do IFCE e de outras IES, pertencentes aos cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e outras graduações, além de empresários cearenses atuantes em diversos setores da economia, com foco em inovação tecnológica para seus produtos e/ou processos. A expectativa é que os encontros reúnam cerca de 850 participantes.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por telefone (85) 3401.2328 ou pelo email prpi@ifce.edu.br.
Marlen Danúsia - reitoria

Fonte: IFCE

Postagens mais visitadas