Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Enade: 19 cursos apresentam avaliação insatisfatória no Ceará; 12 possuem nota máxima

Entre 129 cursos superiores avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) no Ceará, 19 receberam classificação insatisfatória, isto é 1 ou 2, segundo classificação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013. Já entre os bem avaliados, 12 cursos obtiveram nota máxima.
O Conceito Enade – que vai em uma escala com notas até 5 – é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição.
UFC, Uece, Fanor e Uece estão entre as instituições que conseguiram nota máxima em cursos superiores (FOTO: Divulgação/Flickr Creative Commons)
UFC, Uece, Fanor e Uece estão entre as instituições que conseguiram nota máxima em cursos superiores (FOTO: Divulgação/Flickr Creative Commons)
Foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
No Ceará, receberam pior avaliação os cursos de Tecnologia em Marketing (Faculdade de Tecnologia Evolução), Tecnologia em Processos Gerenciais (Faculdade de Tecnologia) e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (Faculdade do Vale do Jaguaribe). Todos eles receberam notas 1.
As melhores notas, isto é, os cursos com avaliação 5, são: Administração (Uece, UFC e Faece), Psicologia (Uece e UFC), Turismo (Fanor), Secretariado Executivo (UFC), Tecnologia em Marketing (Faece e Fafor), Tecnologia em Processos Gerenciais (Faece e Fanor) e Tecnologia em Gestão Comercial (Fanor).

Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas