Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Centro Cultural Bom Jardim oferece 285 vagas gratuitas para 17 cursos


Centro Cultural Bom JardimPara participar, basta que o candidato se matricule no curso de interesse, até o dia 30 de setembro, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, no Centro Cultural Bom Jardim. O projeto Jardim de Gente, promovido pelo Porto Iracema das Artes e Instituto Dragão do Mar, por meio do Centro Cultural do Bom Jardim, está ofertando mais um ciclo de atividades com o lançamento dos cursos em artes e cultura realizados na comunidade Grande Bom Jardim.
São 285 vagas ofertadas, com um total de 17 turmas a serem capacitadas. Para participar, basta que o candidato se matricule no curso de interesse, até o dia 30 de setembro, das 9 horas às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro Cultural Bom Jardim, apresentando CPF, RG, comprovante de endereço (próprios ou do responsável). É preciso ainda apresentar o cartão do programa Bolsa Família, o número de Inscrição Social (NIS), ou ainda qualquer outro comprovante de baixa renda (como a conta de energia). O candidato também deverá atender ao pré-requisito específico para cada atividade.

Curso
Professor
Local / Sala
1
Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais (Inscrições já em aberto)
Wanderley Gradela
CCBJ - Biblioteca
2
Musicalização e Coral Infantil
Domizia Almeida
Estúdio
3
Introdução à Câmera de Vídeo
Valdo Siqueira / Anderson Gama
Ilha Digital
4
Técnica Vocal
Vera Barros
Estúdio
5
Canto Iniciante
Marta Carvalho
Cine Clube
6
Produção em Artes Cênicas
Gyl Giffony
CCBJ
7
Violão Iniciante
Marco Leonel Fukuda
CCBJ/Multiuso II
8
Design de Moda
Gleiciane Silva e Naira Neves
SOLIDU
9
Moda em Retalho – Bolsas e Roupas Femininas
Nádia Cardoso
CEGIS
10
Customização e Pintura em Tecido
Naira Neves
CEGIS
11
Ceará Mais Doce
UFC
UFC
12
Maquiagem Artística Infantil
Maria Lima
Conselho Comunitário
13
Informática para Adultos
Reginaldo Marinho
Conselho Comunitário
14
Arte em Feltro - artigos para festa
Dione Morais
NASE
15
Histórias, Músicas e Brinquedos
Paula Oliva
Educandário Santa Clara
16
Artesanato Sustentável em Papel
Francisca Matias
CRAS Granja Portugal
17
Percussão
Bruno Sodré
CCVH

CURSOS
1- Curso: Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais
Objetivo:  Realizar curso de elaboração de projetos socioculturais com o uso de técnicas de elaboração adequadas e eficazes aliado a uma escrita coesa e objetiva possibilitando maiores chances de aproveitamento em editais públicos e privados.
Carga-horária: 45h
Duração: 1 mês
Vagas: 20
Pré-requisito: Produtores culturais, artistas e participantes de entidades/associações do Grande Bom Jardim., acima de 16 anos e no mínimo o ensino fundamental concluído.
Professor: Wanderley Gradela
Dias: Terça, Quarta, Quinta e Sexta
Horário: 18h - 20h30
Previsão de início: 01/10/2013
Local:  CCBJ
2- Curso: Musicalização e Coral Infantil
Objetivo:  Trabalhar a percepção auditiva, explorando cada um dos parâmetros do som, trabalhar o canto coletivo com o uso correto da voz.
Carga-horária: 40 h/a
Duração: 3 meses
Vagas: 20
Pré-requisito: Crianças de 7 a 11 anos
Professor:  Domizia Almeida
Dias: Quinta / Sexta
Horário: 14h - 16h
Data de início: 03/10/2013
Local: CCBJ
3- Curso: Introdução à Câmera de Vídeo
Objetivo: Visa incentivar aspirantes, intuitivos e agentes à iniciação na fotografia de câmera de vídeo através do método antropológico. Busca familiarizar o manuseio de técnicas e equipamentos audiovisuais de captação de imagens digitais, através de conteúdo teórico-prático, com ênfase no exercício de campo e reconhecimento do espaço territorial onde se localiza o CCBJ. Capacita os educandos à construção de discursos e narrativas imagéticos pela fotografia da câmera.
Carga-horária: 60h/a
Duração: 1 mês
Vagas: 20
Pré-requisito:  Jovens de 15 a 29 anos que estejam cursando ensino fundamental ou médio, ou já tenham concluído e que tenham conhecimento de informática básica.
Professor: Valdo Siqueira / Anderson Gama
Dias: Terça,Quarta,Quinta, Sexta
Horário: 9h - 12h
Data de início: 01/10/2013
Local: Ilha Digital / CCBJ
4- Curso: Técnica Vocal
Objetivo:  Contribuir com a formação de cantores oriundos do Grande Bom Jardim, potencializando a musicalidade e o desenvolvimento artístico através de técnicas vocais voltadas para ressonância, dicção, respiração, exercícios de percepção e apreciação musical. Além de orientações sobre fisiologia da voz, higiene vocal e interpretação.
Carga-horária:  25h
Duração: 01 outubro a 10 de Dezembro de 2013
Vagas: 15
Pré-requisito: Jovens e adultos de 15 a 59 anos que gostem de cantar e deseje aprimorar a voz e ampliar conhecimentos musicais em canto.
Professor: Vera Barros
Dias: Terças
Horário: 14h - 16h
Data de início: 01/10/2013
Local: Estúdio - CCBJ
5- Curso: Canto Iniciante
Objetivo: Capacitar cantores amadores e /ou profissionais para o uso correto da voz, além do domínio técnico, teórico e prático.
Carga-horária: 30H
Duração: 2 meses
Vagas: 20
Pré-requisito: Amadores e Profissionais do Canto- De 18 a 35 anos.
Professor: Marta Carvalho
Dias: Quarta e Quinta
Horário: 9h - 11h
Data de início: 09/10/2013
Local: Cine Clube - CCBJ
6- Curso: Produção em artes cênicas
Objetivo:  Partilhar noções teóricas e práticas do campo da organização da cultura, visando ampliar a atuação de artistas, grupos, gestores, produtores e demais agentes culturais nessa área;
Carga-horária:  50h/a
Duração: 3 meses
Vagas: 15
Pré-requisito: Experiência em atividades culturais ou na área de produção cultural
Professor: Gyl Giffony
Dias: Quarta e Sábado
Horário: 14h - 17h
Data de início: 09/10/2013
Local: CCBJ
7- Curso: Violão Iniciante
Objetivo:  Realizar um curso básico de prática instrumental de violão para iniciantes, para que os alunos conheçam a história e a constituição do instrumento e sejam introduzidos ao universo violonístico, às técnicas de dedilhados, de acompanhamento e de solo, bem como às possibilidades do violão de executar diversos gêneros da música.  
Carga-horária: 57h/a
Duração: 3 meses
Vagas: 15
Pré-requisito: -
Professor: Marco Leonel Fukuda
Dias: Quarta e Sexta
Horário: 9h - 11h
Data de início: 09/10/2013
Local: CCBJ
8- Curso: Capacitação em Design de Moda
Objetivo:  O curso tem como objetivo aliar o ensino teórico de moda (planejamento de coleções e pesquisa de moda) ao ensino prático (modelagem plana, montagem, gestão). Diante desses conhecimentos, objetiva-se estruturar e fortalecer a marca da cooperativa, assim como a organização e gestão da mesma. O curso terá como produto final toda a identidade da marca definida além do planejamento e desenvolvimento de uma coleção.
Carga-horária: 100h/a
Duração: 3 meses
Vagas: 15
Pré-requisito: Maiores de 18 anos, participantes de cooperativas de costura do Grande Bom Jardim ou costureiras individuais.
Professor: Gleiciane Silva e Naira Neves
Dias: Segunda, Quarta e Sexta
Horário: 14h - 17h
Data de início: 30/09/2013
Local: Solidu
9- Curso: Moda em Retalho - Bolsas e roupas femininas
Objetivo:  Habilitar as alunas a desenvolver roupas e bolsas a partir do reaproveitamento de retalhos irregulares. Capacitar o desenvolvimento de bolsas e roupas femininas.
Carga-horária: 30h/a
Vagas: 20
Pré-requisito: Saber costurar em máquina ou manualmente
Professor: Nádia Cardoso
Dias: Quintas e Sábados
Horário: 14h – 17h
Data de início: 17/10/2013
Local: CEGIS
10- Curso: Customização e Pintura em tecido
Objetivo:  Habilitar as alunas a desenvolver pinturas em tecido e a customizar peças de roupas infantis.
Carga-horária: 30h/a
Duração: 1 mês
Vagas: 20
Pré-requisito: Acima de 16 anos
Professor: Naira Neves
Dias: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta
Horário: 8h30 – 11h30
Data de início: 14/10/2013
Local: CEGIS
11- Curso: Ceará Mais Doce
Objetivo:  Elaborar preparações doces tradicionais do Ceará. Discutir sobre os doces, compotas e sobremesas que compõe a gastronomia cearense e a cultura que a envolve; Resgatar técnicas tradicionais de preparações de doces; Realizar aulas práticas para execução de doces culturais cearenses; Desenvolver discussão gastronômica por meio da degustação sensorial dos doces elaborados; Discutir sobre a cultura gastronômica dos doces cearenses; Conhecer a logística da elaboração de doces ou compotas artesanais e ou de produtos de engenho por meio de visita técnica; Despertar o aluno para desenvolver a economia criativa por meio da experiência vivida em visita técnica e por meio das aulas práticas; Calcular o preço dos produtos elaborados.
Carga-horária: 40h/a
Duração: 2 semanas e dois dias
Vagas: 20
Pré-requisito: Ensino fundamental
Professor: Professores da UFC
Dias: Terça, Quarta, Quinta e Sexta
Horário: 8h30 - 12h30
Data de início: 08/10/2013
Local: UFC
12- Curso: Maquiagem Artística Infantil
Objetivo:  Orientar e ensinar os participantes a desenvolver técnicas de maquiagem de acordo com cada formato de rosto, idade ou ocasião com conhecimentos teóricos e práticos, necessários para a execução de procedimentos que deem ferramentas para elaboração de maquiagem social.
Carga-horária:  45h/a
Duração: 2 meses
Vagas: 20
Pré-requisito: Pessoa a partir de 14 anos grupos de teatro dança circo, artistas em geral com ou sem experiência em maquiagem, interessados em aprender e/ou compartilhar conhecimentos.
Professor: Maria Lima
Dias:  Segunda, Quarta e Sexta
Horário: 17h30 - 20h30
Data de início: 21/10/2014
Local: Conselho Comunitário
13- Curso: Informática para Adultos
Objetivo:  Ter o domínio de conhecimentos sobre informática nos dias atuais é indispensável para praticamente todas as profissões. Pessoas que sabem usar o computador como uma ferramenta capaz de melhorar os resultados de uma empresa se destacam na hora de conseguir um emprego ou progredir profissionalmente. O programa do curso é completo e abrangente, possibilitando ao aluno adquirir competências que farão dele um profissional diferenciado, ensinando-o a tem domínio sobre o pacote Office, configurações do computador, extensões de arquivos e rotinas comuns como gravar um CD e fazer uma impressão. Todo esse conhecimento compreende a informática básica.
Carga-horária:  40h/a
Duração: 4 semanas e 1 dia
Vagas: 15
Pré-requisito:  Pré-requisito dos alunos: a partir de 30 anos
Professor: Reginaldo Marinho
Dias: Segunda,Quarta e  Sexta
Horário: 8h - 11h
Data de início: 09/10/2013
Local: Conselho Comunitário
14- Curso: Arte em Feltro - artigos para festa
Objetivo: Capacitar para a elaboração, confecção e comercialização de artigos (lembrancinhas) para datas especiais, proporcionando possibilidades de geração de renda.
Carga-horária:  45h/a
Duração: 3 meses
Vagas: 15
Pré-requisito:  A partir de 14 anos
Professor: Dione Morais
Dias:  Quarta - Sexta
Horário:  14h - 16h
Data de início:  09/10/2013
Local:  NASE
15- Curso: Histórias, Músicas e Brinquedos
Objetivo:  Explorar de forma lúdica, criativa e expressiva o universo da Música, do Brinquedo e da Literatura Infantil através de uma ação cultural-educativa que possibilita a união desses três elementos num trabalho de estímulo à sensibilidade, à criatividade, à expressividade e ao senso estético infantil.
Carga-horária: 50h/a
Duração: 2 semanas
Vagas: 15
Pré-requisito: Crianças entre 07 e 12 anos
Professor: Paula Oliva
Dias: Terça,Quarta e Quinta
Horário: 14h - 16h
Data de início: 16/10/2013
Local: Educandário Santa Clara
16- Curso: Artesanato Sustentável em Papel
Objetivo:  Entre a construção de objetos funcionais em papel e discussões sobre valores do feito à mão, produção, consumo e sustentabilidade; Vamos em busca de nossas histórias e memórias, instigando a conscientização social e econômica, promovendo uma identidade cultural e um modo de vida sustentável.
Carga-horária: 40h/a
Duração:  2 meses
Vagas: 15
Pré-requisito: A partir 16 anos
Professor: Francisca Matias
Dias: Quarta e sexta
Horário: 9h - 11h
Data de início: 09/10/2013
Local: CRAS Granja Portugal
17- Curso: Percussão
Objetivo: Desenvolver processos formativos em música percussiva envolvendo adolescentes e jovens do grande Bom Jardim na perspectiva de formar instrumentistas e multiplicadores em música para o trabalho comunitário no território do grande Bom Jardim.
Carga-horária: 40h/a
Duração:  3 meses
Vagas: 15
Pré-requisito: Crianças, adolescentes e jovens  cursando o ensino fundamental ou médio.
Professor: Bruno Sodré
Dias: Sexta e Sábado
Horário: Sexta 14h -16h /Sábado 9h -11h
Data de início: 11/10/2013
Local: CCVH
Serviço: Inscrições para cursos gratuitos do Projeto Jardim de Gente:
Data: Até 30 de setembro
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – Rua Três Corações, 400 – Bom Jardim
Documentos necessários: CPF, RG, Comprovante de endereço (próprios ou do responsável), cartão do bolsa família ou qualquer outro documento que comprove baixa renda.
Obs.: O aluno deve preencher o pré-requisito do curso escolhido.
Mais informações: (85) 3245.9036
Ana Paula Ximenes - ximenesanap@gmail.com

27.09.2013
Assessoria de Comunicação do IACC

Fonte: SDA

Postagens mais visitadas