Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Universidade do Trabalho Digital recebe mais de 500 estudantes em novo ciclo de cursos

A partir de segunda-feira (23), a Universidade do Trabalho Digital (UTD) receberá mais de 500 novos estudantes para mais um ciclo de cursos. Serão 21 turmas dos cursos - gratuitos - de Iniciação Digital, Aperfeiçoamento Digital, Suporte e Manutenção, Java, PHP, Web Design e Criação e Manipulação de Imagens. As aulas serão realizadas na sede da UTD, que fica no prédio do antigo Cine São Luiz, centro de Fortaleza. A carga horária varia de 30h/a a 80h/a e será concluída em novembro. As turmas funcionam nos turnos manhã, tarde e noite, o que proporciona o atendimento de diversos públicos e dá ainda mais oportunidades às pessoas que trabalham em horário comercial.

A opção da UTD é pelo uso do Software Livre e na grade programática está presente a disciplina de Empreendedorismo, como forma de potencializar a formação profissional e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho. A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As atividades estão sendo executadas através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará.

"A inclusão digital é uma estratégia para se fazer a inclusão social. A certificação aumenta a capacidade de inserção no mercado de trabalho dos estudantes, e, mais que isso, incluem socialmente os recém-formados. Queremos formar futuros empreendedores, e não apenas empregados", destaca o secretário da Secitece, René Barreira.

Com cursos nos níveis básico e avançado, a UTD está proporcionando formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), como forma de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. A iniciativa está facilitando a transição dos jovens entre a escola e o trabalho e ainda assegurando os direitos de acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Como participar

As inscrições na UTD são permanentes. Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 16 anos e ser alfabetizado. As inscrições são feitas na sede da UTD, no prédio do antigo Cine Sâo Luiz (Rua Major Facundo, 500, 10º andar - Centro), de segunda a quarta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. O candidato deve portar RG, CPF e comprovante de endereço.

Mais informações:

UTD - Rua Major Facundo, 500 (prédio do antigo Cine São Luiz), 10º a 13º andar - Centro de Fortaleza
Telefones: (85) 3454-1969 / 1257 / 1987
Site: utd.sct.gov.br

20.09.2013
Assessoria de Imprensa da Secitece
Cynthia Cardoso (85 3101.6466 - 8877.9710 (oi) - 9737.9950 (tim)
Fonte : Governo do Estado do  Ceará

Postagens mais visitadas