Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Projeção de safra agrícola no Ceará cai 13%

A perspectiva da produção agrícola no Ceará para 2013 continua em queda. A expectativa é de serem produzidas 286.223 toneladas de grãos no ano. Em comparação com a projeção divulgada em agosto, a nova estimativa caiu 13%. Naquele mês, esperava-se uma produção de 329.018 toneladas.
No grupo de cereais leguminosas e oleaginosas, 9 produtos sofreram variações negativas FOTO: HONORIO BARBOSA

Os dados são do novo levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta terça-feira (10).  Apesar da queda, esse projeção ainda aponta uma safra maior do que a registrada em 2012, quando foram produzidas 233.857 toneladas.
A projeção da produção da safra agrícola, se confirmada, ainda será 77% menor se comparada à estimativa feita no início deste ano, quando se esperava que fosse colhida 1,24 milhão de toneladas.
Maiores perdas
No grupo de cereais leguminosas e oleaginosas, 9 produtos sofreram alterações negativas causadas pela estiagem. Os produtos foram algodão herbáceo de sequeiro, amendoim, arroz de sequeiro, fava, feijão de arranca de 1ª safra (Phaseollus), feijão de corda de 1a. safra (Vigna), feijão de corda de 2a. safra (Vigna), milho (grão) e mamona.
Terceira pior
Se a projeção for confirmada, a produção agrícola no Ceará será a terceira pior dos últimos 18 anos, ficando atrás apenas do balaço da safra registrada em 1998 e 2012.

Fonte: Iguatu noticias
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »