Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Inscrições para técnicos iniciam dia 16 São ofertadas mais 519 vagas para cursos técnicos integrados e EJA


Aluna do IFCE em sala de aula
As inscrições para os exames de seleção do Instituto Federal do Ceará (IFCE) começam dia 16 de setembro e seguem até do dia 4 de outubro. O processo seletivo oferece 519 vagas em 16 cursos técnicos nas modalidades integrada ao Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Fortaleza, Cedro, Canindé, Crateús, Juazeiro do Norte e Quixadá.
Os cursos integrados oferecem formações técnica e de nível médio, paralelamente, a alunos com Ensino Fundamental completo. Já a modalidade EJA é destinada a candidatos maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental também concluído e, pelo menos, Ensino Médio iniciado. As inscrições são feitas exclusivamente no portal do IFCE.
A divulgação das inscrições deferidas será no dia 8 de outubro, no portal, com prazo para ajustes das indeferidas de 9 a 15 de outubro. As provas de conhecimentos gerais e de redação estão marcadas para o dia 20 do mesmo mês.
Imagem: aluna do IFCE em sala de aula (foto: arquivo)

Fonte: IFCE

Postagens mais visitadas