Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Saiba os motivos do Blecaute que atingiu parte do Nordeste e veja o que parou em Juazeiro de Norte

A grande maioria das lojas fechou no centro de Juazeiro do Norte. (Foto: André Costa/Agência Miséria)
Um apagão atingiu todo o estado do Ceará e parte do Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Em algumas localidades o blecaute durou cerca de uma hora, como na capital cearense, em outras regiões, como no Cariri, o apagão durou cerca de três, se estendendo das 15h até as 18 horas.

Em nota, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. No entanto, não se sabe se o incêndio foi natural ou provocada por ação humana. “A preocupação inicial era restabelecer o sistema, agora, iremos investigar as causas do incêndio”, acrescenta Lobão. (Confira abaixo a nota na integra)

Terra do Padre Cícero parada

A incerteza do que realmente havia acontecido e a falta de informação sobre a falta de luz fez com que os comerciantes do centro da cidade mantivessem as portas abertas por alguns instantes, no entanto, com a chegada de informações extraoficiais de que o Blecaute havia atingido parte do Nordeste, a grande maioria das lojas fechou.

Semáforos e fotosensores das vias municipais e estudais também ficaram sem funcionar. Apesar da lentidão no trafego em alguns pontos de Juazeiro do Norte, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) não registrou nenhum acidente.

Semáforos e fotosensores das vias municipais e estudais também ficaram sem funcionar. (Foto: André Costa/Agência Miséria)

Outros serviços que ficaram inoperantes


As delegacias de Polícia Civil e da Mulher não registraram Boletins de Ocorrência neste período. Agências de viagens da rodoviária interromperam a venda de passagem através de seus sistemas. Alguns bilhetes foram emitidos manualmente. Não houve viagens atrasadas ou canceladas. Todas as lojas do Cariri Garden Shopping foram fechadas, com exceção da C&A, Riachuelo e Americanas. As agências bancárias também tiveram suas atividades suspensas.

Blecaute não atingiu

A administração do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes informou que “os trabalhos seguiram normalmente durante as horas de apagão”. Nenhuma atividade foi suspensa. O mesmo aconteceu no Hospital Regional do Cariri (HRC), que dispõe de geradores.
2012

O último grande apagão no Brasil foi há cerca de um ano. Em 20 de Outubro, o Ceará e outros 15 estados brasileiros ficaram sem luz por quase três horas; com os primeiros registros por volta das 23 horas. Este é o quinto blecaute no CE nos últimos três anos.

Nota da ONS - Operador Nacional do Sistema

“Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

- Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;

- Presidente Dutra / Boa Esperança; e

- Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.”

Fonte: Miséria

Postagens mais visitadas