Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Brasil lidera envio de spam no mundo com 37% do total, diz estudo

O Brasil é responsável por 36,3% do envio de spam mundial, de acordo com o estudo "Desafios de cibersegurança enfrentados por um mercado econômico de rápido crescimento", realizada pela Trend Micro. Isso coloca o País em primeiro lugar no ranking, seguido pelo México (18,1%) e Argentina (11,9%).

De acordo com a empresa, isso pode ser explicado devido ao alto número de sistemas desprotegidos existentes no Brasil - o que permite que máquinas sejam invadidas facilmente e se tornem parte de bootnets (redes de computadores zumbis), responsáveis pelo disparo de spams.

Além disso, a falta de conhecimento sobre os reais riscos do phishing e dos spams torna a população local ainda mais suscetível a crimes de engenharia social e ataques baseados em emails. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, somente em maio de 2013 a Trend Micro identificou 39 servidores de comando e controle no País.

Segundo o estudo, 58% das URLs maliciosas da América Latina estão hospedadas no Brasil - no México, estão 12,35%.

O Brasil também aparece em sexto lugar no mundo como o país em que as pessoas estão mais expostas a ter riscos à privacidade por uso de aplicativos móveis.

Cerca de 15% de todos os aparelhos móveis utilizados pelos brasileiros são smartphones - o que faz do país um terreno fértil para a lucratividade dos esquemas de phishing e malware para mobile.

A pesquisa aponta que no primeiro trimestre de 2013, foram criados 10 novos tipos de phishing voltados especificamente para ataques a smartphones. Os tipos mais comuns são os que criam uma Botnet Android.

Também no quesito malware, o que mais chama a atenção é que o País tem um altíssimo volume de ataques pelo ´Conficker´, que viola servidores com usuário e senha. Só com essa extensão, foram encontrados pela Trend Micro mais de 52 mil novos ataques em um ano no Brasil.

Malware bancário
Mais de 50% dos brasileiros usam serviços eletrônicos para serviços financeiros, fazendo com que sejam alvo de grupos criminosos organizados que visam roubar credenciais financeiras.

Exemplos de ameaças desse tipo incluem o Bandoc, que desde março de 2013, atua modificando boletos bancários sempre que o usuário gera um por meio de sites e-commerce ou de bancos online.

Outro malware que preocupa localmente é o BANKER, que muitas vezes rouba credenciais bancárias e detalhes de contas de e-mail por meio de páginas de phishing que imitam sites de bancos legítimos. As informações roubadas são enviadas para os endereços de e-mail pré-determinados, servidores hospedados na nuvem não fiscalizados pelas autoridades, ou URLs via HTTP POST.

"O estudo mostra que estamos lidando com um mercado de cibercrime muito bem organizado e preparado, que, a cada dia, traz inovações para testes. Por esse motivo, reforçamos a importância em manter sistemas atualizados e buscar as melhores ferramentas de segurança do mercado", explica Leonardo Bonomi, diretor de Tecnologia e Suporte da Trend Micro Brasil.

Fonte: IDG Now! / Miséria

Postagens mais visitadas