Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

As cercas permanecerão dominando o cenário da Lagoa Santa Tereza

Cercas da Lagoa Santa Tereza em 2007 - foto Heloisa Bitu
Aconteceu na manhã de ontem (02/07) no Fórum da Comarca Vinculada de Altaneira mais uma Audiência Pública presidida pelo representante do Ministério Público Estadual, Promotor de Justiça Dr. David Moraes da Costa, para tratar do Projeto de Revitalização da Lagoa Santa Tereza.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cesar Cristóvão, abriu a Audiência com uma exposição sobre o estudo já realizado pela SEMACE e argumentou sobre a necessidade de haver de imediato a retirada das cercas que se encontram dentro da área pública de acordo com a delimitação constante no estudo geodésico apresentado.
Ceza que também é Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - CONDEMA, solicitou ao Promotor de Justiça que desse continuidade aos encaminhamentos necessários para retirada das cercas.
O Prefeito Delvamberto Soares afirmou que já estão assegurados recursos no valor de R$ 500.000,00 para serem utilizados na primeira etapa do processo de revitalização da Lagoa, que seria a limpeza. O Prefeito informou ainda que os recursos só seriam liberados após elaboração do projeto com a área pública delimitada e de fato liberada pelos proprietários.
Os representantes dos supostos proprietários argumentaram que para a continuidade do estudo não haveria necessidade de retirar as cercas, pois acreditam que sem tais cercas poderia se agravar ainda mais a poluição da Lagoa e que os mesmos de nenhuma forma estavam proibindo ou se opondo a realização dos estudos necessários.
O Promotor de Justiça informou que o objetivo da Audiência era apenas tornar público o Estudo Geodésico e que ainda irá analisar as medidas a serem adotadas.
Ao final da audiência foi assinado um termo onde todos concordaram em liberar as áreas ocupadas para realização dos estudos, mas mantendo as cercas.
O professor Adeilton no seu Blog levanta questionamento sobre a prioridade do projeto revitalização da Lagoa Santa Tereza, indaga sobre a péssima situação do abastecimento de água e insinua que a prioridade deveria ser o açude Pajeú que segundo ele a cada ano sofre cada vez mais com a destruição da vegetação em seu entorno o que provoca o seu assoreamento.
Nunca é demais lembrar que o abastecimento de água é de responsabilidade da CAGECE e o gerenciamento e conservação do Açude Pajeu está sob a competência da COGERH, companhias estaduais, ao Município cabe tratar da Lagoa Santa Tereza, obrigação contida na Lei Orgânica Municipal desde 1990, destarte esse debate demorou muito pra ser iniciado e não cabe maiores dilações. 

Participaram ainda da Audiência Vereadores, membros do CONDEMA, posseiros e representantes da Associação e Fundação ARCA.
 
Fonte: Blog de Altaneira

Postagens mais visitadas