Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Agricultores apostam no plantio da uva para manter finanças, no Ceará

Fruto tem ajudado produtores a manter as finanças. Colheita das uvas ocorrem quase três vezes por ano. (Foto: Reprodução)
Com pouca chuva e a reserva de água sendo utilizada diariamente, os agricultores da cidade de Arneiroz, no sertão dos Inhamuns cearense, apostam no cultivo da uva para manter os lucros. “A uva é melhor, dá menos trabalho e o retorno é mais rápido. Tem quase três vezes no ano”, explica Vanderlei da Silva Rodrigues que, junto com a esposa, cuida de mais de 1000 pés de uva e abandonou o cultivo de hortaliças.

Apesar da seca, o cultivo na região tem se mantido devido a reserva de água existente no açude local. O agricultor Domingo Nunes Vieira explica que todos os produtores da região estão em período de irrigação e, já que não há chuva, os agricultores dependem do açude. Mas, “as reservas estão poucas”, afirma Vieira que cultiva hortaliças, bananas e agora também uvas. O fruto tem ajudado os produtores a manter as finanças por ter mais de duas colheitas no ano.



Fonte: G1 / Miséria

Postagens mais visitadas