Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Venda de PCs tradicionais deve cair 10% em 2013

A venda global de equipamentos eletrônicos (computadores tradicionais, tablets e telefones celulares) deve chegar a 2,35 bilhões de unidades em 2013, um crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (24) pela consultoria Gartner.

A alta se deve principalmente à popularização de tablets: a expectativa é de 201,8 milhões de unidades vendidas no ano (crescimento de 67,9% em relação a 2012). As vendas de telefones celulares também crescerão (1,8 bilhão de unidades; 4,3%), mas os computadores tradicionais (desktops e notebooks) devem cair 10,6% em 2013, somando 305,2 milhões de equipamentos comercializados.

A popularidade dos ultraportáteis (categoria da qual fazem parte máquinas como o Chromebook e notebooks menos robustos) deve crescer. A previsão é de 20,3 milhões de unidades vendidas neste ano, contra 9,8 milhões no ano passado. "Isso ficará mais evidente no quarto trimestre", prevê a consultoria, citando o uso de novos chips da Intel nessas máquinas.

"Os usuários querem computadores a toda hora, em qualquer lugar, para que possam consumir e criar com facilidade, além de compartilhar e acessar conteúdo [...]. A mobilidade está no foco dos mercados maduros e emergentes", afirmou Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa da Gartner.

Se considerados os sistemas operacionais, a participação do Windows vem caindo, enquanto Android e iOS/Mac OS (da Apple) ganham força. O Android estará em 37% dos eletrônicos em 2013 (contra 23% em 2012), o Windows, em 14% (contra 16% em 2012) e o iOS/Mac OS, em 13% (contra 10% em 2012).

Fonte: UOL / Miséria

Postagens mais visitadas