Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Fórum Social de Economia Solidária terá Caminhada pela Paz

Image
O plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria ficou lotado na tarde desta segunda-feira. No local, o Projeto Esperança/Cooesperança realizou uma reunião com os grupos que irão participar do 2º Fórum Social de Economia Solidária, 2ª Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). Os eventos serão realizados entre os dias 11 e 14 de julho, em Santa Maria.
A programação geral do Fórum ainda está sendo elaborada, mas a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, antecipou que no primeiro dia será realizada a Caminhada Pela Paz. O evento irá ocorrer em parceria com a Associação de Pais e Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (ATVSM). A caminhada deve partir por volta das 13h30min da Praça Saldanha Marinho em direção ao Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local onde serão realizados os eventos de Economia Solidária.
- Após a chegada da caminhada na Feira, será realizada uma homenagem a Dom Ivo e também as 242 vítimas da tragédia da boate Kiss - revela irmã Lourdes.
Durante a reunião desta segunda-feira, dezenas de grupos de Economia Solidária e equipes de trabalho da Feira relataram as ações que serão realizadas nas próximas semanas. Em 29 de junho, no Centro de Referência em Economia Solidária, será realizada a última reunião plenária com a presença de todos os grupos antes da Feira.
Os voluntários que desejam ajudar a organizar os eventos de Economia Solidária podem fazer o cadastro no site www.esperancacooesperanca.org.br.
Em Brasília, irmã Lourdes Dill negocia presença de Dilma no Fórum
Nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de junho, irmã Lourdes Dill estará em Brasília para cumprir agendas relacionadas à Economia Solidária. Entre as pautas da viagem, destaque para a reunião com a assessoria da presidência da República, a fim de tratar da vinda da presidente Dilma Rousseff aos eventos de julho em Santa Maria.
- A vinda da presidente ainda não está confirmada, mas a nossa expectativa é grande. Queremos que ela venha para ajudar a firmar a Economia Solidária no Brasil em direção ao mundo - afirma irmã Lourdes.
Agenda da irmã Lourdes em Brasília:
1ª Agenda: reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária, no qual irmã Lourdes Dill é conselheira representando a Cáritas Brasileira;
2ª Agenda: reunião com a assessoria da presidência da República, para tratar da vinda da presidente Dilma Rousseff ao 2º Fórum Social e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária;
3ª Agenda: reunião com as comissões de Brasília para tratar da programação geral do Fórum;
4ª Agenda: reuniões de tratativas sobre os projetos de captação de recursos para os eventos mundiais de Economia Solidária em Santa Maria.
5ª Agenda: reuniões com as entidades parceiras para programar as datas comemorativas de 2013 que serão celebradas em Santa Maria durante o Fórum: 20 anos da Feicoop, 10 anos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e 30 anos de Economia Solidária enquanto Cáritas Brasileira.
Maiquel Rosauro, Jornalista (MTb/RS 13334)
Assessor de imprensa 2º Fórum Social de Economia Solidária,
2ª Feira Mundial de Economia Solidária,
9ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e
20ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop)
(55) 9681-1384 ou (55) 3219-4435
http://www.facebook.com/maiquel

Fonte: Forúm Brasileiro de Economia Solidária

Postagens mais visitadas