Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Semana promove atividades para pessoas com deficiência de 3 a 8 de junho

De 3 a 8 de junho, o Campus do Benfica – espaço da Universidade Federal do Ceará que concentra o maior número de pessoas com deficiência na Instituição – será palco da Semana de Inclusão e Acessibilidade (SIA), evento voltado para todas as pessoas cegas, surdas, cadeirantes, muletantes ou com algum tipo de restrição na mobilidade. Ao longo da Semana, diversos setores e unidades acadêmicas da UFC – como a Secretaria de Cultura e Arte, o Museu de Arte da UFC, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Música, Pedagogia, dentre vários outros – se unem para realizar atividades com pessoas com deficiência, sob a coordenação da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.
Oficinas de acesso ao Facebook e de uso de tecnologias assistivas por pessoas com deficiência visual, oficinas de desenho, argila e autorretrato com surdos e pessoas com deficiência visual, motora e/ou intelectual, oficinas de canto e expressão vocal, bem como vivências de paisagens sonoras: esses são apenas alguns exemplos de atividades a serem desenvolvidas durante a SIA. Isso sem contar com as mostras de filmes com audiodescrição e/ou legendagem, as visitas guiadas ao Museu de Arte da UFC, as vivências de ecoturismo acessível na área de preservação ambiental da Sabiaguaba, os campeonato de xadrez e damas e as atividades de judô e recreação para pessoas com deficiência em geral e crianças autistas.
INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO – As inscrições para a Semana são gratuitas e devem ser feitas até 31 de maio, na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (Área 1 do Centro de Humanidades, ao lado da Biblioteca de Humanidades, Campus do Benfica). A abertura do evento será na tarde do dia 3, às 14h, no Bosque Moreira Campos (também na Área 1 do Centro de Humanidades), com uma "vivência" sobre as condições de deficiência, que visa à sensibilização da comunidade universitária.
A programação completa estará disponível, a partir de segunda-feira, na página da Secretaria no Facebook. O trabalho envolverá estudantes, professores e servidores técnico-administrativos com e sem deficiência, mas com bastante sensibilidade e interesse em adquirir experiência na área de inclusão. A SIA é uma realização da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, através do Programa Educação Inclusiva e Acessibilidade, do Ministério da Educação.
Fontes: Profª Ana Karina Morais, coordenadora do Programa Educação Inclusiva e Acessibilidade / Profª Vanda Leitão, titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fone: 85 3366 7660

Postagens mais visitadas